Investigadores imigram por falta de equipamento científico?…

Investigadores emigram por escassez de equipamento científico


Notícia de 6 02 2009

A sessão “Migrações qualificadas no espaço luso-afro-brasileiro”, realizado ontem, teve como objectivo explicar as várias razões que levam os investigadores portugueses a optar pela emigração. O estudo da socióloga Ana Delicado, presente no evento, revela que “a falta de equipamento científico” é uma das causas mais referidas, sendo que também pode afectar a qualidade da investigação.


Ana Delicado entende que a escassez de material é uma causa da migração. Baseado numa amostra de 521 investigadores portugueses que estão no estrangeiro, o estudo aponta também para a falta de oportunidades de trabalho e a dificuldade de progressão na carreira como outros motivos de emigração. Estes vários constrangimentos incentivem os investigadores a permanecerem no estrangeiro.

De acordo com os resultados obtidos por Ana Delicado, 45 por cento dos inquiridos não pretendem voltar a Portugal. A socióloga salientou, no entanto, que a “atracção por um determinado país” pode influenciar as decisões de um potencial emigrante.

A socióloga da Universidade Nova de Lisboa, Arlinda Cabral, destacou que a emigração de estudantes que pretendem receber formação profissional e permanecerem no estrangeiro é cada vez mais frequente.

Na África Subsariana, “a percentagem de estudantes no exterior do país chega a ser superior ao número de estudantes no interior”, afirma.

De acordo com Maria Ramos, docente da Universidade do Porto, “a dupla cidadania aumenta a participação efectiva dos migrantes qualificados”.

Deste modo, os emigrantes acabam por fruir de “certos direitos” que permitem uma “mobilidade facilitada”.

A socióloga Cristina Farinha vem contrariar a opinião de Maria Ramos, afirmando que a liberdade de circulação na União Europeia é um “paradoxo”.

“Muitas pessoas não vêem os seus direitos sociais serem respeitados nos países estrangeiros”, pelo que acabam por “ficar em casa”.

Texto e Fotografia: Pedro Nogueira

Daqui

Anúncios

2 Respostas para “Investigadores imigram por falta de equipamento científico?…

  1. Es una pena en países como los nuestros que necesitan tanto de la Ciencia… Ánimos

  2. Es una pena, pero hay que tener ánimo…
    Gracias por tu visita, RS.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s