Estudantes com necessidades especiais

20090728_OmundoColoridoDeRitaCuca

Candidaturas ao Ensino Superior

UTAD facilita vida a candidatos

com necessidades especiais

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) criou uma série de condições para facilitar a vida aos candidatos ao Ensino Superior que possuam necessidades especiais. Todos os computadores da sala de candidaturas online possuem leitores de ecrã e software de ampliação para pessoas com deficiência visual. Além disso, foram também facultados interfaces de controlo do computador para pessoas tetraplégicas e para pessoas com pouca destreza nos braços e mãos. Por outro lado, para acesso a informação escrita em papel, existe um scanner com sintetizador de fala que converte texto em voz (por exemplo, recomendações e informações úteis sobre a candidatura) e uma telelupa que permite ver o texto de material impresso ampliado num ecrã. A telelupa também é útil para preencher uma candidatura em papel. O primeiro equipamento é útil para cegos e o segundo para pessoas com baixa visão.

Mas há mais. A entrada e a circulação na sala de candidaturas está livre de barreiras para pessoas com mobilidade reduzida. Entretanto, também a Associação Académica tem vários jovens disponíveis para encaminhar todos os seus futuros colegas que o necessitem.

A primeira fase de candidaturas, antes realizadas no Centro de Área Educativa (CAE) de Vila Real, termina no próximo dia 7. Os candidatos podem obter informações no Website especialmente criado para o efeito pela universidade. Além de esclarecimentos respeitantes a cursos, vagas, procedimentos burocráticos, também se encontra disponível, por exemplo, o guia das provas de ingresso 2009.

Daqui

A foto é de Rita Cuca.

Quando nasceu, deram-lhe poucas horas de vida e um atestado de “futuro vegetativo” que nunca aceitou. Lutadora desde os primeiros minutos de existência, Rita é a rapariga das tranças, portadora de paralisia cerebral e a heroína desta história. Não porque é diferente, mas porque nos obriga a pensar de maneira diferente. E porque nos inspira a sermos pessoas mais bonitas. Tal como ela é…

ver mais …

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s